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segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Configurando o DeltaCopy para Rsync ( servidor linux ubuntu )

Backups automáticos pela rede



Use o rsync para guardar dados em um servidor central
A melhor maneira de evitar sustos e perdas de dados em uma rede é automatizar os backups. Para isso, há montes de soluções, mas uma das mais versáteis é o rsync, um programa das antigas no mundo Unix. Sua principal vantagem, além da leveza e da compatibilidade com vários sistemas, é a agilidade nos backups incrementais, que só copiam o que foi modificado desde a última gravação. Neste tutorial, será mostrado como fazer o backup de uma máquina Windows em um servidor central, rodando Ubuntu, usando o rsync como base, embora que o servidor também possa ser Windows.
1) Instalação do rsync
Antes de tudo, devemos instalar o rsync no Ubuntu. Para isso, abra o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle rsync. Espere o final da busca e vamos, então, instalar o pacote rsync (se ele ainda não estiver instalado). Para isso, clique nesse item com o botão direito do mouse e escolha Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar para baixar e instalar o pacote.
2) configuração
Agora, tecle o comando sudo gedit/etc/rsyncd.conf. Use o modelo abaixo, substituindo usuario pelo login no Ubuntu:
[usuario-backup]
path = /home/usuario/backup
comment = Backup
uid = usuario
gid = usuario
read only = false
auth users = usuario
secrets file = /etc/rsyncd.secrets

Grave tudo e, depois, tecle o comando sudo chmod 644 /etc/rsyncd.conf.

3) Senha para acesso
Agora, devemos editar o arquivo com as senhas específicas do rsync. Para isso, tecle o comando sudo gedit /etc/rsyncd.secrets. Será criado um novo arquivo. Tecle uma única linha, com o texto usuario:senha. Novamente, substitua usuario pelo login usado no passo anterior e tecle uma senha, que não precisa ser a mesma do próprio login. Grave o arquivo, feche o editor e tecle o comando sudo chmod 600 /etc/rsyncd.secrets.

4) Ajustes finais
Para concluir a instalação do servidor rsync, devemos fazer alguns últimos ajustes. Tecle o comando sudo gedit /etc/default/rsync. No arquivo que é aberto, mude a linhaRSYNC_ENABLE=false para RSYNC_ENABLE=true. Grave o arquivo, feche o editor e digite o comando sudo /etc/init.d/rsync restart. Com isso, o servidor rsync estará funcionando.

5) Hora do DeltaCopy
No lado dos computadores com Windows, utilizaremos o pacote DeltaCopy (http://www.baixaki.com.br/download/deltacopy.htm), que fornece uma interface visual à versão do rsync para os sistemas da Microsoft. Comece instalando o pacote com suas configurações normais, sem alterações. Ao final, mantenha marcada a opção que executa o DeltaCopy após a instalação.

6) Conexão ao servidor
Com o DeltaCopy rodando, é hora de criarmos a conexão ao servidor rsync. Para isso, clique duas vezes no texto Add New Profile. Na janela que surge, tecle um nome para a conexão em Profile Name, o endereço IP ou nome na rede da máquina Ubuntu em Server IP/Host Name. Clique, então, no botão com reticências. Deve surgir o nome que ficou entre colchetes no arquivo de configuração do rsync (usuario-backup). Pressione o botão Add Profile para confirmar a conexão.

7) Teste de backup
Para concluir, vamos configurar as pastas e arquivos que serão usados no backup e fazer a primeira cópia de dados. Para isso, na janela do DeltaCopy, clique nos botões Add Folder e Add File para, respectivamente, adicionar pastas e arquivos ao backup. Depois de colocar todos os itens, clique na aba Authentication e tecle o usuário e senha cadastrados no arquivo rsyncd.secrets do Ubuntu. Clique com o botão direito do mouse no nome da conexão e escolha Run Now para começar o backup.

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